6 Dicas para ter bom relacionamento com idosos

O relacionamento entre idosos e pessoas mais jovens pode ser melhor e mais proveitoso do que parece. Seja com adultos ou crianças, tanto os longevos quanto o restante pode beneficiar de um bom relacionamento e conviverem felizes. Com um bom relacionamento, os anciãos podem ser auxiliados pelos jovens, ao mesmo tempo em que os jovens aprendem com eles. Confira a seguir algumas dicas de como se relacionar bem com provectos:

1 – Compartilhe experiências

Isso é importante não só para o idoso, como também para o jovem. Os idosos têm muitas memórias e experiências interessantes para compartilhar,  sejam elas sobre guerras ou como a vida era antigamente. Isso não significa que o idoso não tenha nada a aprender com pessoas mais novas que ele.

Compartilhar essas experiências entre vocês ajuda a expor suas opiniões, preferências e cria um paralelo entre o que cada um faria se as experiências fossem invertidas. Isso fará o idoso se sentir mais valorizado e útil, mantendo ele mais próximo na relação.

 

2 – Presenteie

Idosos gostam de dar presentes, principalmente quando são para os netos. Isso não significa que eles não mereçam ou não gostem de receber presentes. Mesmo que eles digam não se importar, no fundo eles querem ganhar alguma coisa. E se você der algo para eles, pode apostar que ficarão muito felizes, principalmente se for afeto.

 

3 – Façam atividades juntos

Principalmente atividades divertidas, como jogos e passeios. Isso fará o idoso feliz em compartilhar essa experiência com você e influenciará habilidades e funções cognitivas nele. Uma atividade ao ar livre, como ir ao parque, é sempre bem-vinda e fará bem a sua saúde e a do idoso.

 

4 – Participe da vida do idoso

Procure estar presente o máximo possível na vida do idoso. A companhia é uma das melhores coisas que você pode oferecer a ele, por mais simples que seja. Ninguém gosta de ficar sozinho, principalmente durante a velhice. Um idoso sozinho se sente desnecessário e pode se afastar até o fim de sua vida. Mostre que ele vale a pena, que você o quer por perto e o ama. Se o idoso vive longe de você, seja em uma casa separada ou em um asilo, faça um esforço e o visite sempre que puder. Ele ficará feliz e agradecido.

 

5 – Façam atividades físicas juntos

Necessário não apenas para o bem da relação com seu idoso, atividades físicas vão melhorar a saúde e o bem-estar do idoso e de você mesmo. Alguns idosos podem ser teimosos e acabam não querendo fazer atividades físicas. Uma boa influência e alguém que insista e participe dessas atividades com eles é o suficiente para incentivá-los a se exercitar. Lembre-se, sempre, de tomar cuidado para não ultrapassar os limites do corpo do idoso.

 

6 – Gratidão

Se forem seus pais, seja grato por cuidarem de você e estarem em sua vida por todo esse tempo. Se forem seus avós, seja grato pelo carinho e por todas as vezes em que tentaram te fazer uma criança feliz. E mesmo que o idoso não seja um parente seu, seja agradecido pelas experiências compartilhadas por eles e pelo trabalho que possam ter feito para a sociedade.

Os idosos são relíquias que merecem ser valorizadas, lembrando que um dia eles já foram tão jovens quanto você e em sua época tiveram que passar por dificuldades, até mesmo enfrentar inimigos para garantir que a nova geração pudesse existir sem aqueles problemas. Por isso, eles merecem toda a gratidão possível.

Conviver com o idoso é sublime, sempre nos contando suas vivências.

Gostou de nosso artigo sobre bom relacionamento com idosos? Deixe sua opinião logo abaixo nos comentários! Continue com o blog e até breve!

Autor: Christian

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *