6 Dicas para ter um bom relacionamento com amigos

Amigos. Quem não quer? Eles são essenciais para conseguir uma vida feliz. Porém, não basta apenas ter amigos, é preciso manter uma relação boa e saudável com eles de forma que essa amizade não acabe facilmente. Sejam amigos no trabalho, na escola ou até mesmo entre a vizinhança, separamos algumas dicas para que você mantenha uma boa amizade com essas pessoas especiais. Confira:

1 – Aprenda a ouvir

Uma amizade boa é feita de pessoas que escutam e gostam de ser escutadas. Um amigo que sabe te ouvir e te dá atenção já é sinal de uma amizade duradoura. Procure sempre escutar o que seus amigos têm a dizer, seja sobre o que for. Quando precisar contar algo, com certeza te darão ouvidos graças a essa simples ação.

 

2 – Respeite limites

Existem vários tipos de pessoas, cada uma com seus limites e preferências. Quando esses limites são quebrados, ocorre o conflito. Portanto, estude seus amigos, entenda quais são os limites deles e como eles preferem lidar com as coisas. Eventualmente, seus próprios limites serão compreendidos e respeitados.

 

3 – Estejam sempre unidos

Um amigo de verdade não é aquele que está o tempo todo junto com você, e sim aquele que mesmo longe não deixa de estar ao seu lado. Apoie seus amigos e, mesmo que eles vacilem com você ou façam algo que você desaprova, esteja lá para o bem deles. Você não precisa ser ou agir como eles para ficar junto deles. Basta mostrar que, não importa o que aconteça, você se importa com essa amizade.

 

4 – Nada de ciúmes

É muito fácil sentir ciúme de um amigo. Quanto mais próximo você for dele, maior será  o ciúme. Isso é um jogo perigoso. Se você sente ciúme de seus amigos quando eles estão com outras pessoas, converse e diga tudo o que está sentindo, sempre com sinceridade. Transparência é extremamente importante em uma amizade duradoura, não tenha medo de críticas.

 

5 – Amigos em primeiro lugar

Os momentos difíceis são aqueles em que os amigos mais devem ficar juntos. É fácil ter amigos por perto nos momentos bons. As dificuldades vão revelar quem são os verdadeiros amigos, e quando isso acontecer, não desperdice a oportunidade de se aproximar mais deles.

Se você estiver namorando, tente manter os amigos por perto, veja se consegue fazer seu(sua) namorado/a se tornar amigo(a) dele também. Se não, converse com o(a) parceiro(a) e deixe claro que não vai abandonar seus amigos por causa desse relacionamento.

 

6 – Sem rancor

É natural que amigos briguem ou discutam vez ou outra. Em qualquer relacionamento, isso acontece. Como indivíduos com suas próprias opiniões e pensamentos, é natural que o conflito aconteça. Isso só se torna problema quando você guarda rancor toda vez que acontece uma briga ou discussão. Isso vai envenenar sua relação com os amigos, fazendo com que ela acabe por tempo indeterminado.

Em vez disso, guarde o amor. Lembre o que seus amigos fizeram por você até hoje, dos bons momentos. Seja sincero e sempre diga o que sente. Converse com eles sobre isso e eles entenderão. Pegue leve.

 

6 – Critique e seja criticado

Você não é obrigado a aprovar tudo o que seus amigos fazem. O mesmo se aplica a você. Portanto, se algum amigo faz algo você não gosta, deixe isso bem claro para ele. Quando seus amigos te criticarem por algo que eles não gostam em você, procure entender, melhorar e evite guardar rancor sobre isso. Enquanto estiverem unidos, qualquer crítica é benefício.
O que achou de nossas dicas para manter uma boa amizade? Deixe sua opinião nos comentários logo abaixo! Continue com o blog e até breve!

Autor: Christian

Compartilhe este artigo no

1 comentário

  1. achei muito interessante vou seguir os concelhos

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *