7 Dicas para ter um bom relacionamento com os pais

Não existe filho perfeito. Todo filho comete erros em certos pontos de sua vida e, devido a inexperiência, pode não conseguir consertá-los. É nesse momento que a presença dos pais é essencial. Mostrando exemplos, eles podem ajudar o filho a superar dificuldades e ensiná-lo a não cometer os mesmos erros.

Mas como ter os pais por perto quando discussões e brigas acabam os deixando afastados? Confira a seguir algumas dicas de como ter um bom relacionamento com os pais:

1 – Demonstre seu amor

Mostre seu amor aos pais. Não importa em que fase da vida esteja, o amor é essencial para manter essa relação. Mesmo que seja apenas passando um tempo com eles, interagir com os pais e mostrar o quanto gosta deles e é agradecido irá fortalecer a relação. Você não precisa ficar com eles o tempo todo, porém, procure estar com eles sempre que puder.

 

2 – Fale e seja sincero

Não tenha medo de falar o que acontece em sua vida e o que sente para seus pais. Eles te amam e querem saber como você se sente e o que está fazendo. Você não precisa contar tudo o que se passa em sua cabeça, apenas o suficiente para que eles saibam como você pensa, com o que está lidando, do que gosta e com que tipo de pessoa gosta de andar.

Mesmo que eles não consigam te auxiliar, contar a seus pais sobre suas dificuldades irá aproximar vocês ainda mais. Eliminá-los de sua vida pessoal pode danificar, e muito, o relacionamento.

 

3 – Seja grato

Indiferente do que você se tornou e da situação de seu relacionamento com os pais, é uma verdade que eles fizeram tudo por você, alimentando, limpando e ajudando a crescer. Mesmo que você não se lembre de tudo, seja ao menos agradecido pelo esforço deles e expresse essa gratidão sempre que puder. Você pode fazer isso verbalmente, com favores ou até mesmo cartas. O importante é dizer “obrigado(a)”.

 

4 – Ensine algo a seus pais

Não tenha vergonha de ensinar algo a seus pais, principalmente se envolver tecnologia, algo que nem todo pai compreende. E seja muito paciente. Ensinar algo aos seus pais é uma forma de se aproximar deles e fortalecer o laço.

Mas, se demonstrar impaciência enquanto os ensina, podem não querer aprender algo com você de novo. Esteja presente e disposto quando puder para mostrar coisas novas a eles.

 

5 – Divirtam-se juntos

Não se limite apenas em fazer uma atividade com os pais dentro de casa. Procure sair com eles, indo ao cinema, a um parque, saindo para caminhar, jantando fora. Vocês não vão apenas se unir, como  também guardar muitas memórias felizes juntos. De preferência, mantenha os dois juntos e evite sair apenas com um dos pais. Se acontecer demais, o segundo pode se sentir desimportante e se afastar.

 

6 – Evite brigas entre seus pais

Embora brigas e discussões sejam naturais, não existe motivo para você piorar a situação. Tente manter o relacionamento deles forte. E se não conseguir, não entre no caminho. Deixe acontecer e espere pelo melhor. Desde que não se afaste dos pais, tudo ficará bem.

 

7 – Escute seus pais

Falar o que pensa para os pais é ótimo, mas não serve de nada se você também não escutar. Esteja sempre disposto a ouvir e entender como seus pais pensam e o que eles acham sobre tudo. Mesmo que eles não tenham nada de importante para dizer, escute. Eles ficarão agradecidos.
O que achou de nosso artigo com dicas para se relacionar bem com os pais? Deixe seu comentário logo abaixo, dizendo o que achou!  Continue com o blog e até breve!

Autor: Christian

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *