Dicas para ter um bom relacionamento com o chefe

Ter um bom relacionamento com seu chefe pode ser mais importante do que você imagina. Se dar bem com ele melhora suas perspectivas de crescimento e pode te ajudar a gostar mais do que faz e de sua área de trabalho.

A relação com o patrão está ligada diretamente com o bem-estar profissional e emocional, portanto, o equilíbrio é decisivo em seu sucesso na profissão. A seguir, confira algumas dicas de como você pode se dar bem com seu chefe:

1 – Boas impressões

Antes de tudo, você precisa saber como seu chefe o vê, qual a impressão dele sobre você como pessoa e como profissional. Veja como ele age perto de você. Como ele analisa suas ações dentro da empresa e nas expressões que faz quando conversa com ele. Isso é importante para entender o que ele pensa sobre você sem iniciar um interrogatório (o que pode te pôr em risco na empresa).

 

2 – Evite reclamações

Um funcionário que está sempre reclamando sobre alguma coisa na empresa não é visto com bons olhos, principalmente pelo chefe. Em vez de reclamar, faça uma sugestão de como solucionar o problema. Melhor ainda se você mesmo conseguir resolver o assunto, evitando dores de cabeça e mostrando ao chefe que você é proativo. Isso atrairá reconhecimento e, quem sabe, até mesmo um aumento de salário.

 

3 – Mostre interesse no trabalho

Não espere seu chefe pedir alguma coisa nem foque apenas no que ele te pediu para fazer. Procure trabalho. Quando terminar seu serviço, pergunte para ele se existe algo mais que você possa fazer. Mostre a ele que é uma pessoa preparada e tem interesse em novos desafios.

 

4 – Conheça suas aspirações e mantenha o chefe por perto

O chefe não precisa ser apenas ‘o cabeça’ do time ou aquele que manda. Ele pode ser um forte aliado no seu crescimento profissional, indiferente de quais sejam suas aspirações. Portanto, converse com ele sobre essas aspirações e pergunte a opinião dele. Tente aprender com ele a melhor forma de conquistá-las e sempre o mantenha atualizado do desenvolvimento da mesma.

 

5 – Saiba o que ele espera de você

Finalizar uma tarefa ou entregar um trabalho no prazo podem significar mais do que pensa. Procure entender o significado nas tarefas direcionadas a você e quais as expectativas do chefe sobre você. Se possível, tente se reunir com ele para conversar sobre esses assuntos, facilitando a identificação das expectativas dele de forma mais clara.

 

6 – Saiba o estilo do seu chefe

Chefes são, acima de tudo, pessoas. Como indivíduos, eles têm as próprias aspirações, objetivos e opiniões. Por isso, nem todo chefe é igual. Identificar que tipo de chefe você tem é essencial para manter uma boa relação com ele e reagir melhor às suas expectativas. Se possível, procure aliar o seu estilo de trabalho com o dele.

 

7 – Seja sincero sobre seu talento

Se está notando que seus talentos não estão sendo utilizados corretamente no trabalho, é hora de conversar com seu chefe sobre isso. Explique que você é capaz de fazer mais do que isso e o convença a te colocar em um serviço onde você possa provar isso. Use a situação para demonstrar seus pontos fortes como profissional.

 

8 – Confie no seu chefe e mostre que merece confiança

Não basta apenas ser esforçado. Você precisa conseguir resultados, de preferência superar as expectativas dele, ganhando assim sua confiança. E, principalmente, mostre que você não está lá para atropelar ninguém. Você não deve conquistar seus objetivos apenas por você, mas pelo bem de todos – seu, do chefe e do time.
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Autor: Christian

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