5 dicas para cultivar mais amor nas relações com o próximo

Manter boas relações com as pessoas é a chave para o sucesso de uma vida em sociedade. Nos tempos atuais, em que cada vez mais estamos distantes uns dos outros, mesmo que tão perto fisicamente, é importante relembrar que o contato com esse exterior se faz necessário para o próprio bem-estar.

Pensando nisso, o texto de hoje traz algumas dicas para que você consiga se conectar com as pessoas da melhor maneira possível, de forma a desenvolver amor nas suas relações. Não basta apenas ter uma rede grande de amigos e conhecidos, é preciso cuidar bem de todos.

Veja a seguir cinco dicas para cultivar mais amor nas suas relações com o próximo:

1. Cumprimente e elogie

Ter na ponta da língua palavras bonitas para dizer a qualquer pessoa que cruze o seu caminho é fonte de prazer para quem recebe e para quem dá o elogio. Até mesmo cumprimentos como “bom dia”, “olá, como vai?”, entre outros, podem ajudar a cultivar uma boa rede de relacionamentos. Fale com o porteiro, o vizinho, o colega de trabalho e com qualquer pessoa que passe por você, deixe sua marca e permita que a outra pessoa faça o mesmo. O que vai, volta!

2. Não guarde mágoas

Muitas relações desmoronam porque, em algum momento, uma das duas pessoas se sentiu chateada por algo que a outra disse ou fez. O problema não é esse, mas sim quando o assunto não é trazido à tona e o conflito não é resolvido. É a chamada mágoa ou ressentimento. Guardar esses sentimentos dentro de você só vai lhe prejudicar e acabar com a sua amizade e/ou seu relacionamento amoroso. Sempre que puder, fale e resolva.  

3. Viva em comunidade

Aprender a viver em comunidade é absolutamente necessário para qualquer pessoa. Apesar de cada um ter a sua própria vida, ela só passa a valer de fato a partir do momento que nos relacionamos com os outros. Ninguém vive sozinho, vamos ao supermercado, estudamos, trabalhamos etc., sempre em conjunto com outras pessoas. Viver em comunidade significa saber dividir o mesmo espaço, saber se comunicar e se relacionar com amor.

4. Olhe para dentro de você

“O inferno são os outros”, diria Sartre, filósofo francês. Mas nem sempre podemos culpar os outros por atitudes e pensamentos nossos. Olhar para dentro de si e analisar o que há de errado pode ser a solução para conflitos exteriores. Na correria do dia a dia é difícil termos esse momento de reflexão, mas vale a pena deixar as obrigações de lado apenas por um momento. Só podemos construir relações verdadeiras e baseadas no amor ao próximo se nós amarmos, primeiramente, nós mesmos.

5. Trate os outros da forma que gostaria de ser tratado

Antes de se dirigir a qualquer pessoa, conhecida ou não, pense de que forma você gostaria de ser tratado. Por que ser cruel com alguém e achar ruim quando alguém age da mesma maneira com você? Não faz sentido. O impacto que você causa na vida de outra pessoa pode durar por muito tempo, seja ele positivo ou negativo. Além disso, tudo que vai, volta. Dê amor e o receba de volta.


Essas cinco dicas vão ajudar você a criar bons relacionamentos baseados na confiança e no amor. Não custa nada ter uma atitude positiva diante da vida e das outras pessoas. Já que vivemos em sociedade, por que não criarmos uma rede de relacionamentos acolhedora?

As relações são grandes desafios que fazem parte das nossas vidas e nos ensinam a exercitar esse belo sentimento que é o amor.

Gostou do texto de hoje? Volte sempre que quiser ler outros artigos. Diga o que achou, deixe seu comentário!

Autor: Christian

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *