6 dicas para não guardar emoções ruins

Emoções a todo o instante. Porém, nem todas são boas e devemos aprender a lidar com elas. Afinal, problemas, no trabalho, no relacionamento e/ou em amizades sempre acontecem e acabam tirando nosso sono e nossa paz.

Ao saber lidar com as emoções ruins, não ficamos remoendo a mágoa o que pode nos fazer mal. Afinal, quem prefere remoer a mágoa acaba se reprimindo ou por ter medo de sentir a mesma coisa ou por ter medo de expor o que está sentindo verdadeiramente ou por não conseguir colocar a sua mágoa, a sua angústia para fora.

Quando guardamos emoções ruins, com o tempo, corpo  emente vão ficando cada vez mais pesados; essa emoção ruim vai se acumulando, o que em algum momento vai ser posto para fora, tudo de uma vez, e isso não é algo bom. É nessa hora que acaba ocorrendo a explosão desses sentimentos nefastos.

Saúde em perigo

 

Quando reprimimos sentimentos ruins a nossa saúde acaba correndo um grande risco. Isso porque a dor emocional pode se transformar em física, dependendo da intensidade que damos ao fato ocorrido. Pois, o que nos magoou ou magoa interfere na atividade cerebral, o que dificulta o envio de estímulos nervosos responsáveis por algumas funções muito importantes do nosso organismo.

Ou seja, o sentimento ruim chega a um grau que o cérebro deixa de comandar alguma função e o corpo acaba reagindo de alguma forma, para avisar que algo não está bem.

 

As áreas que os sintomas emocionais acometem em nossas vidas

 

Segundo estudiosos, os sintomas emocionais podem acometer até três áreas que são interdependentes das nossas vidas, influenciando assim umas as outras, sempre de acordo com a origem do problema emocional. Entendemos, então, que os problemas ocorrem devido a um conjunto de fatores que acabam por se somar e se acumulam. Quando o corpo reage a todos esses sintomas é porque a pessoa já extrapolou completamente o seu limite emocional, fazendo com que o organismo tente eliminar isso através da dor.

 

Dicas

 1. Exposição

Não tenha medo de expor o que você está sentindo. Aceite, sempre, o que está incomodando no momento; converse sobre o assunto. Dessa forma, você não vai intensificar esse sentimento ruim e muito menos remoer mágoa de outras pessoas.

 

2. O motivo

Sempre descubra o motivo desse sentimento ruim. Ou seja, detecte o fato exato que fez você se sentir mal. Não saia discutindo com todo mundo, muito menos com quem não tem nada a ver com a situação.

 

3. Expectativa

Nunca crie nenhum tipo de expectativa em relação à outra pessoa. Assim você evita de se decepcionar ainda mais. Acredite: outra pessoa não vai livrar você do seu sofrimento, apenas você é capaz disso.

 

4.Recursos

Use todos os recursos que possam ajudar a superar a dor que está sentindo, assim como toda e qualquer emoção ruim em sua vida. Procure seus amigos, pratique esportes e exercícios físicos, faça terapia. Hoje em dia há muitos meios de ajudar nisso.

 

5.Autoestima

A autoestima é essencial nesses momentos de emoções ruins. Por isso, trabalhe-a bem. Se as pessoas estão te maltratando é porque você está permitindo que seja assim. Não permita que os outros rebaixem você. Estabeleça relações de confiança, crie relações com pessoas positivas e que fazem bem a você.

 

6. Perdão

O mais importante de todos. Acredite, desculpar todo mundo desculpa, mas perdoar é divino! Perdoar não é esquecer o que fez mal a você, mas superar o que aconteceu, fazendo com que você se liberte dessa emoção ruim.

Sabemos que lidar com emoções e sentimentos não são coisas muito fáceis , mas é necessário, precisamos controlá-los.

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Autor: Christian

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