7 dicas para se proteger de decepções

Decepções, todos nós temos. Afinal, a vida é feita de emoções. Tudo isso ocorre por diferentes fatores. Porém, quando ocorrem não é todo mundo que sabe lidar com elas.

Passar por um desapontamento, seja familiar, amoroso, seja de confiança de uma amizade, pode desencadear diversos problemas nas pessoas, principalmente a insegurança, levar a um estado de inconformismo muito grande, além da falta de confiança no outro. Por isso, é importante saber se proteger das frustrações..

O fato é que é impossível não passar por alguma decepção em algum momento da vida, mas nos proteger de algumas atitudes que vêm delas é importante.

Tipos de decepções

As decepções podem vir de todo o lado, pode ser uma decepção com você mesmo por não ter feito algo que queria muito fazer e não conseguiu, decepção porque foi traído pelo companheiro ou companheira, decepção com o amigo que não esteve do seu lado quando mais precisou etc.

Porém, há decepções que podem fazer com que a pessoa mude completamente o seu comportamento. Como exemplo, uma pessoa que vê seu relacionamento acabado, sem nenhum motivo aparente, pode ficar por muito tempo se perguntando o porquê daquilo, se culpando, e cada vez mais vivendo no seu próprio mundo.

Uma pessoa que foi traída, independente da maneira que aconteceu, pode  se tornar uma pessoa extremamente desconfiada, passando a ser uma pessoa frágil emocionalmente.

Por isso, é necessário ter cuidado quanto às reações que temos de acordo com que esteja acontecendo em nossas vidas.

 

Protegendo-se de decepções

Proteger-se de desilusões é essencial para que possamos cuidar da saúde mental. Quando a decepção é muito grande, é importante procurar ajuda de um profissional para que possamos entender se a expectativa que pusemos foi  grande ou se a outra pessoa realmente deixou a desejar.

É importante salientar que as decepções estão muito além das questões amorosas – com elas, o sofrimento é intenso. Mas, no dia a dia, sofremos decepções a todo momento, porém que não nos causa mal nenhum.

A decepção só ocorre devido a expectativa que depositamos em uma relação, seja ela com o trabalho, seja em um relacionamento amoroso, seja no relacionamento que você tem consigo mesmo. São inúmeras as questões que devem ser destacadas.

 

Dicas

  1. Criar expectativas é muito perigoso. Já ouviu falar em “expectativas criadas, expectativas frustradas”? Então, não crie expectativas;
  2. Não escolha a posição de vítima. Continue com sua vida, não fique com a culpa que não é sua;
  3. Distancie-se dos fatos, analise friamente, sempre dando a real importância ao que deve ser dado; verifique as suas angústias para chegar a conclusão se está ou não sendo vítima de algum tipo de injustiça;
  4. Não desabafe em redes sociais. Dessa forma, você só irá se expor e expor a outra pessoa;
  5. Fale com a pessoa sobre o ocorrido, o porquê de você estar decepcionado com ela. A conversa é o melhor remédio para resolver as questões. Porém, a pessoa pode não querer conversar. Nesse caso, só cabe a você aceitar esta situação;
  6. Não se martirize pensando que podia ter agido diferente. Apenas pare e repense as suas atitudes para que possa evitar que decepções do mesmo tipo se repitam;
  7. Ou seja, é importante cuidar de sua mente e de suas atitudes para se proteger de decepções. Claro que não podemos nos livrar delas, uma vez que todas as situações dependem de diferentes fatores e pessoas, e não apenas só de você. Porém, certas atitudes podem ser evitadas.

 

É importante mantermos o equilíbrio emocional, pois ao longo de nossas vidas acontecerão situações que exigirão esse comportamento.

Continue com o blog, deixe seu comentário logo abaixo. Até breve!

Autor: Christian

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *